- Ano: 2012
-
Fotografias:Sanjay Kewlani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2001, Adrían Tan, pede o projeto de sua casa para Aamer Architects no nº 42. O local para a casa correspondia a um grande terreno que foi dividido em dois, de modo que fosse possível situar duas casas separadas. A proposta foi ganhadora do prestigioso prêmio do Instittute of Architects´ Design em 2004.
Alguns anos depois, Adrían adquiriu o terreno vizinho, nº 40, com a intenção de construir outra casa e por conseguinte possuir três casas; uma para ele e sua família, e as outras duas para cada um de seus filhos mais velhos e suas futuras famílias.
A ideia, portanto, foi a de sincronizar a nova casa com as duas anteriores. O cliente pediu especificamente um pátio ajardinado e uma "lagoa" tipo Koi. Por esta razão, foi projetada a piscina na cobertura, assim os filhos podem desfrutar das espetaculares vistas para a cidade, graças ao contexto urbano, que em sua maioria trata-se de pequenas casas de dois pavimentos.
Mesmo assim, como tratava-se de uma casa para os filhos mais velhos, a espacialidade e privacidade requerida deveria ser distinta à da casa de Adrían. Então, a resposta de projeto, foi a de situar os espaços exteriores dos dormitórios dos filhos, com acessibilidade própria direta para a cobertura, a piscina e a sala de entretenimento.
Assim como nas primeiras duas casas, os materiais são de caráter nobre e natural - como madeira, mármore e granito - assim, a materialidade da casa harmoniza com o jardim vertical projetado na fachada.
Como os pátios e jardins são muito importantes para o cliente, para esta casa, foram colocadas trepadeiras que sobrem através de uma estrutura exterior e que se estendem para o pátio da cobertura. O objetivo fundamental desta casa foi o de se abrir para os jardins, de modo que nela pudessem crescer uma exuberante flora e fauna, que façam desta um verdadeiro jardim vertical habitável.